Artigos • 11 de maio de 2024

A importância de cultivarmos sementes crioulas

A importância de cultivarmos sementes crioulas

As sementes crioulas ou sementes tradicionais são sementes de variedades locais, que foram utilizadas e guardadas por agricultores, durante um longo período de tempo. São caracterizadas por serem adaptadas às condições ambientais do local onde surgiram e oferecem diversas vantagens em comparação com sementes comerciais produzidas em larga escala:

Adaptação local: As sementes crioulas são selecionadas ao longo de gerações para se adaptarem às condições específicas de solo, clima e práticas agrícolas de determinada região. Isso as torna mais resistentes a pragas, doenças e condições ambientais adversas.

Diversidade genética: As sementes crioulas possuem uma vasta diversidade genética, o que contribui para a resiliência das culturas agrícolas. Essa diversidade genética é fundamental para enfrentar desafios como mudanças climáticas, pragas e doenças, garantindo que algumas variedades possam resistir e prosperar em condições adversas.

Autonomia dos agricultores: Ao preservar e utilizar sementes crioulas, os agricultores mantêm sua autonomia e independência em relação às empresas de sementes comerciais. Eles podem salvar suas próprias sementes a cada safra, reduzindo os custos de produção e evitando a dependência de sementes patenteadas e caras.

Qualidade nutricional e sabor: Muitas variedades crioulas são valorizadas por suas qualidades nutricionais e saborosas. Elas muitas vezes têm características únicas de sabor e textura, além de poderem oferecer benefícios nutricionais específicos, dependendo da variedade.

Preservação da cultura agrícola tradicional: O cultivo e a utilização de sementes crioulas contribuem para a preservação da rica história e cultura agrícola de uma região. Muitas dessas variedades têm significado cultural e histórico para as comunidades locais, e sua preservação ajuda a manter tradições agrícolas importantes.

Na Fazenda BELLA nós plantamos todos os anos um tipo de milho conhecido como milho Catetinho, originário da Bahia, mais precisamente da região de Nova Soure. Com esta prática e plantado dentro do nosso sistema de manejo orgânico, não só perpetuamos a semente, como também produzimos milho orgânico para o consumo.

O milho Catetinho é valorizado por sua resistência a condições adversas de cultivo, como secas moderadas e solos de baixa fertilidade. Ele geralmente possui grãos pequenos e coloração variada, com tons que vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor adocicado e intenso tornam ele uma delicatesse regional.

Despertamos seu interesse por sementes crioulas e orgânicas? Cultivamos uma grande variedade dentro da nossa Fazenda: feijão de corda, feijão de porco, maracujá da caatinga, feijão caupi, milho catete. Entre em contato conosco!

Assine nossa newsletter

Não consegue ler?
Gerar novo código

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.