Raízes

Raízes

Raízes comestíveis são hortaliças que possuem um corpo nutritivo bem mais desenvolvido e que crescem debaixo da terra.

O aipim, também conhecido como macaxeira, mandioca, vaupi, é uma planta da espécie da Manihot esculenta. Hoje já foram identificadas mais de 7.000 espécies do aipim, variando em cores, tamanhos, sabores e quantidade de fibra, por exemplo.

O aipim tem um significado grande por ser a terceira fonte de carboidratos nos trópicos, depois do arroz e do milho. Rico em fibras, potássio, vitamina C, vitamina A, folato, saponinos e resveratrol, além de ser uma raiz sem de glúten, o aipim representa uma excelente fonte de carboidrato saudável para a população, em especial para a população celiaca e com sensibilidade ao glúten. Extremamente versátil no uso, pode ser consumido de forma cozida, frita, como ingrediente para fabricação de bolos, comidas típicas como bobó de camarão, sopa de aipim ou caldo verde, em forma de beiju ou de chips de aipim, bem como base para fabricação de alimentos processados como farinha de mandioca, féculas ou gomas, polvilho doce e azedo, sagú, tapioca entre outros.

Na Fazenda BELLA cultivamos principalmente três tipos de aipim: aipim rosa, aipim manteiga e aipim da casca rosa. O primeiro tipo, aipim rosa, ainda é pouco conhecido na região, mas apresenta excelente benefícios a saúde e é muito saboroso.

Aipim Rosa

Aipim Rosa

Trata-se de cultivar de mandioca de mesa, desenvolvida pela EMBRAPA de polpa rosada com alto teor de licopeno nas raízes, substância esta que apresenta importantes propriedades antioxidantes.

Depois de cozido esta variedade uma coloração laranja-avermelhada.

Assine nossa newsletter

Não consegue ler?
Gerar novo código

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.